Durante uma participação no podcast iJustine, Phil Spencer, CEO da Microsoft Gaming (ou seja, o “chefão” da Xbox), voltou a comentar sobre os planos da divisão para o seu tão falado console portátil. Sem revelar muitos detalhes técnicos, o executivo demonstrou empolgação com o projeto, especialmente por conta da mobilidade que o dispositivo trará aos usuários.

Segundo Spencer, a ideia central por trás do novo aparelho é dar ao jogador mais liberdade e acesso ao seu ecossistema de games em qualquer lugar. “Nós provocamos e conversamos sobre portáteis e estou muito animado porque nós dois [ele e a apresentadora do podcast] viajamos, e às vezes você nem sempre pode levar seu console ou todo o seu desktop de jogos com você“, afirmou.

Leia também: Xbox portátil | Asus pode ter revelado o console em vídeo promocional; veja!

Ele reforçou ainda que o foco do Xbox segue firme na experiência do usuário, indo além do hardware em si: “Mas é realmente sobre construir a experiência em torno da pessoa, e é isso que realmente me deixa animado. O Xbox não é um único dispositivo no centro, não é um jogo, é o jogador – certificando-se de que todos os seus jogos estejam disponíveis, todos os seus jogos salvos, todos os seus direitos estejam disponíveis onde quer que você vá.”

Nos bastidores, o console portátil — conhecido internamente como Project Kennan — está sendo desenvolvido em colaboração com a Asus. Recentemente, rumores apontaram que o dispositivo teria sido flagrado em um tour pelos laboratórios de hardware do Xbox, e um teaser discreto divulgado pela Asus aumentou ainda mais as especulações de que sua revelação oficial está próxima.

Entre os detalhes técnicos que já circulam, sabe-se que o portátil rodará uma versão altamente personalizada do Windows. Essa interface será similar à dos consoles da linha Xbox, mas com adaptações específicas para a tela menor e os controles integrados. Um dos grandes atrativos será a possibilidade de instalar lojas de terceiros, como Steam e Epic Games Store, tornando o aparelho uma plataforma versátil para o público PC gamer.

Apesar disso, essa interface não será aplicada aos consoles atuais da linha Xbox Series X|S. A expectativa é que ela estreie apenas na próxima geração de dispositivos da marca, com dois novos modelos planejados: um sucessor direto para o Xbox Series X e um portátil desenvolvido inteiramente pela Microsoft, sem parcerias com outras empresas, assumindo o papel deixado pelo Series S.

A Microsoft ainda não anunciou oficialmente o Project Kennan, mas com as declarações de Spencer e os movimentos recentes da Asus, tudo indica que o novo portátil do Xbox deve ser apresentado em breve.

Xbox Portátil sai ainda em 2025?

O entusiasmo do executivo também reforça rumores recentes sobre a chegada do console portátil com a marca Xbox ainda em 2025. Na mesma entrevista, Spencer foi questionado sobre as surpresas que a empresa estaria preparando para os fãs nos próximos meses. A resposta, além de abordar a importância da nuvem e o comportamento dos jogadores, também trouxe mais pistas sobre a iminência do novo dispositivo.

Eu realmente adoro o trabalho que a equipe fez para colocar o Xbox em todos os lugares e nossa campanha de marketing em torno disso. Nós sempre tendemos a seguir onde vemos as pessoas jogando, e tem sido incrível ver o número de pessoas agora que estão jogando Xbox via nuvem. São literalmente dezenas de milhões de horas a cada mês e crescendo dramaticamente. Obviamente, as pessoas estão encontrando o Xbox no PC e temos muito trabalho a fazer lá”, disse. Na sequência, ele voltou ao tema dos portáteis, reforçando que essa nova fase da marca Xbox está centrada no jogador e em sua liberdade de escolha.

A Microsoft ainda não anunciou oficialmente o suposto “Project Kennan”, mas com as declarações de Spencer e os movimentos recentes da Asus, tudo indica que o novo portátil do Xbox deve ser apresentado em breve.