A história dos videogames é repleta de influências, homenagens e inspirações cruzadas entre empresas rivais. E quando o assunto é a relação entre Nintendo e PlayStation, não faltam exemplos de como as ideias da Big N serviram de base para criações originais da Sony. Desde mecânicas inovadoras até atmosferas marcantes, vários exclusivos da Sony beberam diretamente da fonte nintendista. Nesta matéria, relembramos cinco jogos da Nintendo que deixaram sua marca e ajudaram a moldar títulos icônicos do universo PlayStation.

The Legend of Zelda influenciou God of War (2018)

A série The Legend of Zelda sempre foi conhecida por sua mistura de exploração, quebra-cabeças, combate e narrativa envolvente. Quando God of War foi reinventado em 2018, os desenvolvedores citaram diretamente a franquia Zelda como inspiração para a estrutura semiaberta, a progressão baseada em habilidades e o uso de equipamentos para desbloquear novas áreas.

Kratos, antes focado em ação desenfreada, passou a seguir uma jornada mais introspectiva, com ritmo semelhante ao de Zelda: Ocarina of Time ou Twilight Princess, valorizando exploração e conexão emocional com os personagens. A influência da Nintendo ajudou a redefinir um dos maiores ícones do PlayStation.

Outro ponto que se destaca é a utilização de mapas interligados e quebra-cabeças ambientais, típicos em jogos da franquia Zelda. A implementação desses elementos em God of War tornou a experiência mais imersiva e sofisticada, consolidando o título como um marco da atual geração.

Super Mario 64 pavimentou o caminho para Ratchet & Clank

Quando Super Mario 64 chegou em 1996, revolucionou o gênero de plataforma 3D. Câmera livre, fases abertas e liberdade de movimentação se tornaram padrões para toda uma geração. E foi nessa base que jogos como Ratchet & Clank, da Insomniac Games, encontraram solo fértil para crescer.

Com foco em exploração de mundos interplanetários, coleta de itens e pulos precisos, a franquia da Sony herdou muito da essência de Mario, adicionando armas malucas e humor característico. O DNA de Super Mario 64 está em cada planeta visitado por Ratchet.

A fluidez da movimentação e a combinação de exploração e combate também ecoam os passos dados por Mario em seu primeiro jogo 3D. Não é exagero dizer que sem Super Mario 64, franquias como Jak and Daxter e o próprio Ratchet & Clank talvez nunca tivessem existido.

Metroid inspirou profundamente a série Horizon

A série Metroid introduziu a famosa estrutura “Metroidvania”, onde o mapa é interconectado e novas habilidades permitem acessar regiões anteriormente inalcançáveis. Essa mesma ideia está presente em Horizon Zero Dawn e Horizon Forbidden West, jogos de mundo aberto com foco em exploração e desbloqueio progressivo.

Além disso, o foco em uma protagonista forte e solitária, que enfrenta ameaças tecnológicas em um mundo misterioso, é uma clara herança de Samus Aran. Aloy segue esse mesmo espírito: coragem, isolamento e uma jornada de descoberta através de ruínas de civilizações antigas.

A atmosfera de mistério, os inimigos biomecânicos e a constante sensação de estar diante de um mundo em ruínas tecnologicamente sofisticado dão a Horizon uma identidade própria, mas que não esconde suas raízes em Metroid Prime.

F-Zero serviu de inspiração para WipEout

F-Zero, lançado para o Super Nintendo, foi um dos primeiros jogos a oferecer corridas em alta velocidade com um estilo futurista e trilha sonora marcante. Essa combinação foi absorvida diretamente por WipEout, um dos primeiros grandes sucessos do PlayStation original.

Ambos os jogos apostam em velocidade extrema, design de pistas ousado e uma estética que mistura tecnologia e adrenalina. WipEout, com seu estilo mais adulto e musicalidade eletrônica, traduziu a base de F-Zero para o público do PlayStation.

A equipe da Psygnosis, desenvolvedora de WipEout, chegou a mencionar em entrevistas como o sucesso de F-Zero foi um estímulo direto para criar um jogo com sensação de velocidade realista, aliado à cultura de rave e à identidade cyberpunk.

Pokémon influenciou Digimon World e outras franquias

Embora não seja um exclusivo tradicional da Sony, a série Digimon ganhou muito espaço nos consoles PlayStation, especialmente com Digimon World. E não há como negar: a inspiração veio diretamente do fenômeno Pokémon, da Nintendo.

Colecionar criaturas, treiná-las e explorar mundos em busca de desafios tornou-se uma estrutura básica replicada com diferentes roupagens. Embora Digimon tenha desenvolvido identidade própria, a base criada por Pokémon Red/Blue moldou várias tentativas de replicar seu sucesso no ecossistema PlayStation.

Outros jogos também seguiram esse modelo, como Monster Rancher, Jade Cocoon e Robopon, cada um trazendo variações sobre o mesmo tema: coleta, evolução e batalhas de criaturas.

Quando a concorrência vira referência

A relação entre Nintendo e PlayStation pode até ser marcada pela rivalidade histórica, mas também é um reflexo de respeito criativo. Jogos da Nintendo continuam influenciando a indústria, inclusive os concorrentes diretos. Seja em mecânicas, ambientações ou personagens, a Big N mostra que suas ideias transcendem gerações e plataformas.

A influência da Nintendo não se limita apenas a jogos individuais. A própria filosofia de design da empresa, centrada na diversão e na experiência do jogador, reverbera em estúdios de todo o mundo. Criar jogos acessíveis, com foco em gameplay criativo, tornou-se um legado que vai além da marca.

Se hoje vemos títulos como Astro’s Playroom, LittleBigPlanet ou mesmo Tearaway celebrando a interatividade e o encantamento típicos dos jogos da Nintendo, é porque a influência está viva. E enquanto houver jogos sendo feitos com paixão, a Nintendo continuará inspirando o mundo gamer — inclusive seus maiores rivais.