Com a chegada de vários títulos da Xbox Game Studios ao PlayStation 5, muito se especulou sobre como esses jogos, originalmente exclusivos da Microsoft, se sairiam em território “rival”. Agora, com um novo relatório em mãos, temos uma visão mais clara — e os números não são exatamente animadores.

Embora títulos como Sea of Thieves tenham tido um bom desempenho, a maioria das outras apostas da Xbox no console da Sony apresentou vendas bem abaixo do esperado, levantando questionamentos sobre a viabilidade dessa nova estratégia de publicação multiplataforma.

Sea of Thieves lidera, mas outros títulos decepcionam

Lançado em 30 de abril de 2024, Sea of Thieves foi um dos primeiros grandes títulos da Xbox a chegar ao PlayStation 5. A proposta de mundo aberto cooperativo com temática pirata chamou atenção — e, segundo estimativas recentes, o jogo vendeu cerca de 1,8 milhão de cópias no PS5 até 26 de março de 2025.

Apesar de ser um número interessante para um jogo com quase uma década de existência, a performance dos outros títulos mostra que o sucesso de Sea of Thieves pode ser mais uma exceção do que uma regra.

Veja a estimativa de vendas dos jogos da Xbox Game Studios no PS5 até o momento:

  • Sea of Thieves – 1,8 milhão de cópias
  • Grounded – 432,2 mil cópias
  • Hi-Fi Rush – 137,2 mil cópias
  • Age of Mythology Retold – 41 mil cópias
  • Pentiment – 14 mil cópias

Enquanto Grounded teve um desempenho modesto, com pouco mais de 400 mil unidades vendidas, jogos como Hi-Fi Rush e Pentiment praticamente passaram despercebidos pelo público do PlayStation.

O público do PlayStation quer jogos da Xbox?

A grande questão que fica é: os jogadores de PlayStation realmente se interessam por jogos da Xbox Game Studios? Ou será que a falta de familiaridade com as marcas e a ausência de campanhas de marketing específicas estão limitando o alcance desses títulos?

Vale lembrar que o consumidor médio do PlayStation está acostumado com experiências narrativas cinematográficas, como The Last of Us, God of War, Horizon e Spider-Man. Jogos com pegadas diferentes — como Sea of Thieves ou Hi-Fi Rush — podem não ressoar da mesma forma, mesmo sendo excelentes dentro de suas propostas.

Além disso, muitos desses jogos já estavam disponíveis há anos no Xbox ou PC, o que pode ter esfriado o interesse de quem aguardava algo realmente novo.

Expectativas para o futuro

A Xbox ainda não revelou quais serão os próximos jogos a seguir o caminho do multiplataforma, mas rumores indicam que Senua’s Saga: Hellblade II, Avowed e até Starfield estão sendo avaliados internamente para possíveis versões para PlayStation.

Se a ideia é tornar a marca Xbox mais acessível e seus jogos mais lucrativos, será necessário repensar não apenas quais títulos devem cruzar as fronteiras do console, mas também como apresentá-los a uma nova base de jogadores.

Enquanto isso, todos os olhos estarão voltados para o desempenho de Forza Horizon 5 e Indiana Jones no PS5 — lançamentos que podem definir os próximos passos dessa ousada e controversa estratégia da Microsoft.