Durante uma entrevista ao podcast Destin, o ex-chefe do PlayStation, Shawn Layden, comentou sobre os rumores de uma possível compra da Ubisoft pela divisão Xbox — e foi direto ao ponto: segundo ele, a ideia seria “imprudente”.

Layden argumenta que a Microsoft já possui uma quantidade significativa de estúdios sob sua administração, e que gerenciar tantas equipes simultaneamente é um grande desafio. Na visão do ex-executivo, isso pode até prejudicar os negócios da empresa, caso não seja bem estruturado.

Leia também: Mais uma compra? Xbox estaria negociando aquisição de IPs da Ubisoft

Para ele, o mais sensato seria a Microsoft concentrar seus recursos e esforços nos estúdios que já possui, fortalecendo essas equipes para atingir os objetivos da marca — especialmente em áreas estratégicas, como o desenvolvimento de hardware. Confira as declarações de Shawn Layden abaixo:

Eu olho para o número de estúdios que já estão sob o guarda-chuva da Microsoft. Ei, se a Microsoft sentir que pode fazer algo eficaz com isso, boa sorte. Mas, acho que chega um momento em que é grande demais para gerenciar.

Eles tem uma enorme quantidade de recursos para o desenvolvimento, e na minha opinião, precisa focar tudo isso em uma capacidade de sobrevivência e de sucesso, além de como tornar esses estúdios mais fortes do que nunca. E, se ele se encaixa em quaisquer que sejam suas ambições de hardware, isso é ótimo, mas não o contrário.

Aquisição completa da Ubisoft pela Xbox é improvável

Embora os rumores sobre uma possível compra da Ubisoft pelo Xbox tenham ganhado força recentemente, a concretização desse negócio é altamente improvável — ao menos nos próximos anos.

Isso porque, para obter a aprovação do órgão regulador do Reino Unido na aquisição da Activision Blizzard, a Microsoft precisou transferir os direitos de seus jogos em nuvem para a Ubisoft e ainda se comprometer a não adquirir a desenvolvedora francesa pelos próximos 15 anos. Na prática, esse acordo impossibilita qualquer negociação de compra direta até 2038.

No entanto, há rumores de que a Ubisoft estaria tentando vender algumas de suas propriedades intelectuais (IPs) ao Xbox, algo que não foi proibido pelas autoridades reguladoras. Caso a Microsoft deseje aproveitar essa oportunidade, terá que agir rápido, já que outras grandes editoras também estariam interessadas em adquirir parte do portfólio da Ubisoft.